Olá amigos amantes dos canários belgas, hoje venho falar sobre uma dúvida constante entres os iniciantes da linda arte que é a canaricultura.
Quando decidi começar a criar canários, tive poucas informações de como escolher um exemplar saudável para comprar, e pesquisando bastante cheguei em alguns pontos que considero fundamentais no momento da escolha do seu pássaro.
Escolher canário não é uma tarefa difícil mas você tem que prestar atenção nos detalhes. Veja se ave se movimenta bem dentro da gaiola, um canário saudável pula de um lado para o outro, se aproxime da gaiola e veja se foge de você, isso é um sinal de boa saúde.
Pegue o canário na mão e o coloque perto do ouvido, escute a respiração dele, se ele chiar pode estar com ácaros que é transmissível e de difícil cura. Os olhos devem estar vivos e brilhantes. Sopre as penas do peito, se a pele se apresentar roxa e como osso da quilha (aquele osso que fica no meio do peito) estiver saltado sob a pele é sinal de peito seco, também transmissível a outras aves e que mata rapiadamente. Eles também não devem ficar encorujados na gaiola, ou com as penas eriçadas e com a cloaca suja.
O melhor horário para se comprar canário é de manhã pois estão mais ativos neste período do dia.
Outra dica importante é sempre procurar um criadouro perto de você, com ele você terá informações precisas sobre o histórico da ave.
Siga essas dicas e não vai ter como errar na hora de você escolher sua canário.
Nenhum comentário:
Postar um comentário